27 jun Caixa de gordura. Para que serve?

Muita gente acredita que a água do ralo da pia e do banheiro vão para o esgoto. Mas você sabia que essa resposta não está correta? Na verdade, os dejetos da cozinha vão para a caixa de gordura. Existe um sistema de decantação que separa os resíduos sólidos (gordura), do líquido, já os dejetos do banheiro vão para a caixa de esgoto. Inegavelmente, as caixas de esgoto estão instaladas nas residências, estabelecimentos comerciais e industriais.

Mas, afinal, para que serve a caixa de gordura e como ela funciona?

O que é a caixa de gordura?

caixa de gordura

Quando estamos cozinhando, fazendo frituras, lavando a louça, entre outras tarefas domésticas, produzimos uma grande quantidade de gordura.

Você já parou para pensar para onde vão todos esses resíduos gordurosos?

A caixa de gordura tem justamente esse papel, de reter os resíduos provenientes dos ralos. Assim protegendo a tubulação da sua casa/ estabelecimento e a rede de esgoto. Contudo, os entupimentos são prevenidos e você evita também uma dor de cabeça desnecessária.

A caixa de gordura retém a sujeira em forma de blocos, sendo assim, somente a água é direcionada para a rede de esgoto.

Devido à fermentação da gordura retida, uma dica importante é que as caixas devem ser obrigatoriamente fechadas, porém com tampas removíveis. Assim, com a vedação você impede o mau cheiro e que insetos e ratos entrem.

Recomenda-se, também, o uso dos sifões nas pias, sobretudo para amenizar o mau cheiro proveniente da gordura retida.

Onde minha caixa está instalada?

Segundo a norma NBR 8160 da ABNT, a caixa de gordura deve ser instalada do lado de fora das residências. Do mesmo modo, em locais ventilados e de fácil acesso.

Nos condomínios, normalmente as caixas de gordura são instaladas no térreo.

Limpeza e manutenção da caixa de gordura

Como a caixa de gordura recebe diariamente uma grande quantidade de resíduos, o ideal é que você faça uma limpeza dela a cada três meses.

Já sabemos que com o passar do tempo a gordura resfria e torna-se sólida e forma blocos que podem entupir o seu encanamento.

Assim, esses blocos de gordura são retirados, evitando o entupimento nas tubulações. A falta de limpeza pode causar transtornos indesejáveis, como:

  • Entupimento das canalizações;
  • Mau cheiro que expande para a sua casa;
  • A gordura pode transbordar e sair para fora da caixa, atravessando a tampa;
  • Escoamento lento da água pelo ralo da pia.

Uma dica importante é: não utilize para limpeza ou desentupimentos, sabão em pó, água quente e desentupidores químicos sem a ajuda de um profissional. Além de corroerem o concreto, tubulações e anéis de vedação hidráulica, essas substâncias provocam danos ao meio ambiente.

Em caso de emergência, nunca utilize arames, pois o mesos podem perfurar a tubulação, consequentemente agravando o problema. Sempre que isso ocorrer chame a Conservadora Cometa.

Então eu posso jogar o óleo de cozinha na pia, já que vai para a caixa de gordura?caixa de gordura - descarte óleo

 

 

 

 

 

 

 

A resposta nesse caso é negativa!  Nunca jogue óleo de cozinha na pia, pois, além de provocar entupimentos, ainda pode contaminar o meio ambiente!

Mesmo que a caixa de gordura tenha o papel de recolher os resíduos oleosos dos processos de limpeza, ela não é suficiente para evitar os entupimentos.

Com o tempo, a gordura presente na tubulação da pia se solidifica e obstrui a passagem dos resíduos líquidos, como água e outros fluidos que caírem na pia.

Por isso, sempre que você cozinhar com óleo para fazer frituras e outros alimentos, espere que ele esfrie e, depois, despeje-o em uma garrafa com um funil. Feche a garrafa para evitar odores e insetos e leve-a com o óleo para o Ponto de Entrega Voluntária mais perto da sua casa.

Para aumentar o cuidado, limpe a panela e o funil utilizados com um guardanapo e descarte-o no lixo.

Além de evitar entupimentos, você ainda ajuda a não contaminar o meio ambiente!

2 Comentários

Adicione uma Resposta