29 jun Como instalar caixa d’água?

Saiba Como instalar caixa d’água do jeito certo para evitar problemas, infiltrações, falta de água, assim como desperdícios.

Mesmo que não seja você a pessoa a instalar, você precisa estar atento para saber se o serviço está sendo feito do jeito certo.

Veja o melhor tamanho para sua casa, os materiais existentes e como cuidar, com o intuito de não ocasionar problemas no futuros! Olha só:

Calcule o tamanho da caixa d’água

Para escolher a melhor caixa d’água para você, é necessário antes saber quanto vai consumir, desse modo escolhendo o tamanho certo.

Existe uma tabela de estimativa de consumo diário por pessoa, que é muito usada em construção civil:

  • Se você morar em uma casa, geralmente uma pessoa consome 150 litros/dia.
  • Se morar em um apartamento, uma pessoa consome em média 200 litros/dia. No apartamento a pressão da água é maior, pois a caixa está em uma altura mais elevada, por analogia, se consome mais.

Além disso, pode-se calcular por família. Cada família tem que ter água suficiente na caixa para 2 dias de consumo.

Isso significa que para uma casa de cinco pessoas, uma caixa d’água deve ter:

5 (pessoas) x 150 (litros/pess.) x 2 (dias) = 1.500 litros

Agora é só fazer a conta: quanta água sua família precisa para cada dia? Qual o volume da caixa que você já tem em casa? Ela reserva para quantos dias?

 

Escolha o material da sua caixa d’água

O próximo passo é escolher o material. Existem no mercado quatro materiais mais comuns de fabricação das caixas:

  • Fibra de vidro: Essa é a caixa azul que costumamos ver nas casas. Feito do mesmo material das piscinas prontas, esse tipo de caixa é leve, de fácil limpeza e instalação. A desvantagem é que ela não é tão resistente a impactos assim como furos.
  • Polietileno: Essas são geralmente as caixas de cor cinza e azul. O polietileno é um tipo de plástico, decerto torna o material leve, resistente e ainda tem proteção contra raios ultravioletas, a fim de reduzir a temperatura da água dentro da caixa. Elas também são de fácil manuseio, transporte, instalação e limpeza.  O plietileno é mais resistente, a pesar de ainda não chegar a evitar danos se for furada.
  • Inox: O aço inox é um material metálico de fácil manutenção, resistente, durável e com uma vantagem: não trinca! Além disso, consegue manter a água fresca. Apesar de todos os benefícios, ela é pouco usada por ter um preço mais alto.
  • Fibrocimento com amianto: Já o fibrocimento com amianto é um produto que tem alta durabilidade, mas é mais barato. Isso acontece porque ele é pouco resistente a impactos. Em alguns estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Rio Grande do Sul) é proibido comercializar esse produto porque não se sabe exatamente se ele faz mal à saúde. Na dúvida, evite ou verifique as normas da sua região!

Saiba onde é o melhor lugar para instalar a caixa d’água

Bom, o “como instalar caixa d’água” você já sabe. Agora para começar, o ideal é que a caixa seja instalada em um local alto, como em cima de lajes sob telhados. Isso faz com que a água desça com mais pressão e com força suficiente para correr pelos canos.

O local deve aguentar o peso da caixa cheia, inegavelmente, um engenheiro calculista deve ser chamado para te ajudar nesse cálculo.

 

Como instalar caixa d’água

Agora que você já definiu o tamanho, o local e o material, chegou a hora de colocar a caixa! Veja um passo-a-passo sobre como instalar caixa d’água do jeito certo:

1.      Prepare o local para assentar a caixa

Para assentar a caixa d’água você deve antes preparar o local.

A caixa deve ser colocada em uma superfície plana, rígida e nivelada, sem pedra, sujeiras ou pontas, assim prevenindo danificações por uso inadequado.

O lugar de apoio deve ser resistente, com a finalidade de aguentar todo o peso da caixa cheia de água.

É interessante que a base seja de concreto e com a área maior do que a do fundo da caixa.

Atenção! Não enterre a caixa nem use uma base de grades ou cruzada!

2.      Instalação hidráulica: chegou o momento dos encanamentos

Antes de furar a caixa para instalar os encanamentos, confira os locais certinhos que você pode furar.

Nunca fure a caixa por baixo e nem nas laterais. Na imagem abaixo você vê os locais certos para furar.

Como instalar caixa d'água

Sempre use uma furadeira serra-copo que seja compatível com a flange a ser instalada para as tubulações de entrada, de saída, do extravasor (ladrão) e de limpeza. Ou então use uma furadeira de brocas finas, fazendo vários furos sobre a circunferência previamente demarcada.

3.      Tubulação

As caixas devem ter tubo de entrada, de saída, do extravasor e de limpeza. Aperte bem as conexões para que elas não se movimentem.

As conexões de entrada e saída devem ter um diâmetro máximo de:

50 mm de diâmetro – Volume de 310 a 1.500 litros

60 mm de diâmetro – Volume de 2.000 a 20.000 litros

Mantenha a sua caixa limpa e impermeabilizada

A caixa d’água é um ambiente favorável à proliferação de microrganismos, portanto podem trazer doenças.

A água da rua vem tratada, mas se a sua caixa estiver suja, sem tampa ou quebrada, não adianta nada!

Por isso, invista na limpeza da caixa d’água regularmente.

Além disso, a impermeabilização é de extrema importância, pois evita vazamentos. Lembre-se da importância de economizar água para garantir que sempre tenha esse recurso para todos.

Gostou das nossas dicas sobre como instalar caixa d’água? Para conferir mais informações e outros conteúdos úteis para o seu dia-a-dia continue de olho no nosso blog e curta a nossa página do Facebook.

Sem comentários

Adicione uma Resposta