10 jul Desentupimento em geral

Desentupimento agora, ou vai esperar mais?

Na maioria das vezes o desentupimento não é algo trivial dependendo do incidente. Embora pareça simples, é necessário mais do que um simples equipamento para realizar o desentupimento. Afinal, é importante entender um pouco mais sobre como um entupimento pode ser formado, tanto quanto evita-lo.

Depois que a água é usada, seja no banheiro, na limpeza de roupas, louças ou na descarga do vaso sanitário, o esgoto começa a ser formado. Esgoto é o acumulo dos dejetos não só de residências, como também de indústrias e comércios. O esgoto contém impurezas e micro-organismos danosos à saúde. Uma vez que esses acumulos se organizam em um só ponto, pode ocasionar um entupmento. Em sequência é obrigatoriamente necessário um desentupimento imediato.

Geralmente, o esgoto não tratado contém muitos transmissores de doenças. Além de disso,  micro-organismos, resíduos tóxicos e substâncias que provocam o desenvolvimento de outros tipos de bactérias, vírus ou fungos. Sendo assim, é fundamental o descarte adequado do esgoto, que é ligado a uma rede. A coleta e tratamento do esgoto são importantes para a saúde pública, porque evitam a contaminação e transmissão de doenças, além de preservar o meio ambiente.

 

Precauções para não necessitar de um desentupimento

Para um bom funcionamento das tubulações, é necessário que objetos não sejam descartados no vaso sanitário ou pia:

  • fios de cabelo;
  • absorvente;
  • papel higiênico;
  • restos de comida;
  • gordura;
  • outros;

Para um bom funcionamento das tubulações, é necessário que objetos como absorvente, fios de cabelo, papel higiênico e fio dental não sejam jogados no vaso sanitário. Restos de comida e gordura também não devem ser jogados na pia da cozinha.

Mesmo que se tome as devidas precauções, nas paredes das tubulações da rede de esgoto são formadas placas rígidas de dejetos que ali constantemente passam. Um exemplo é a gordura jogada na pia, que com o tempo se enrijece, obstruindo a passagem dos líquidos comprometendo o escoamento.

Para resolver esse impasse, dependendo da situação e do quão entupido a tubulação está, é necessário realizar o desentupimento com uma sonda. Com auxílio de uma máquina e técnicos experientes, essa sonda é operada. A passagem da sonda espiral desobstrui as placas e impurezas formadas, de modo que não haja danos nos tubos e conexões. Assim, depois de realizado o procedimento, a tubulação volta a funcionar normalmente.

Aprenda um pouco mais sobre com as dicas para evitar entupimento em geral ou de esgoto.

desentupimento

3 Comentários

Adicione uma Resposta