30 jul Extravasor ou ladrão. Pra que serve um?

Para que serve um extravasor ou ladrão?

 

O extravasor de água (popularmente conhecido como ladrão) é uma tubulação usada para escoar um casual excesso de água. Além de escoamento o extravasor também serve como alerta de que a boia ou outro componente do reservátorio apresenta defeitos.

A tubulação alerta para o transbordamento da caixa d’água, permitindo escoar o excesso de água quando o nível máximo for superado. Essa tubulação deve desaguar em local de fácil observação. A falta pode gerar transtornos e prejuízo caso a caixa d’água transborde sobre a laje. Ou seja, pode danificar pintura, gesso, móveis e instalação elétrica.

Para o adequado funcionamento, o extravasor deverá estar conectado acima do furo de alimentação. Assim sendo, a boia controlará o nível da água e o extravasor/ladrão ajudará no caso da boia não funcionar . Deste modo os níveis de água na caixa estarão em condições apropriadas para que seja usada no seu destino.

A tubulação do extravasor deve ter, no mínimo, um diâmetro superior ao diâmetro da tubulação de entrada. Como a água entra na caixa d’água sob pressão, se a tubulação de entrada e do extravasor forem do mesmo diâmetro a água entrará mais rápido que a saída. Assim a caixa continuará enchendo, resultando em seu transbordamento. Lembre-se sempre de manter a saída do extravasor com algum tipo de proteção. Assim evita que entrem animais ou sujeiras na caixa d’água. Podendo assim danificar as demais estruturas.

A instalação de um reservatório de água exige atenção de quem executará o trabalho. Nesse sentido deve- se sempre procurar profissionais qualificados para a correta instalação seguindo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Para saber mais sobre caixa de água com o ladrão, você pode clicar aqui, bem como para saber sobre uma boa limpeza anual da sua caixa de água.

extravasor ou ladrão

Sem comentários

Adicione uma Resposta