25 jun Impermeabilizar sua caixa de água. Por que e como?

Impermeabilizar sua caixa de água. Por que e como?

Impermeabilizar sua caixa de água é extremamente importante, afinal a falta do sistema de impermeabilização ocasiona grandes concentrações de impurezas nas caixas d’água, o que dá espaço para que aconteçam vazamentos nas paredes e no piso.

Dessa forma as ferragens de tração sofrem agressões dos abrasivos, oxidando as ferragens do concreto, abrindo trincas e rachaduras, ocasionando infiltrações tanto positivas quanto negativas.

Por isso, deve-se limpar as caixas d’águas periodicamente e impermeabilizá-las sempre que o sistema de impermeabilização estiver desgastado. Esta atividade visa garantir o estancamento e a durabilidade das estruturas, além de aumentar sua vida útil, evitando maiores prejuízos.

Passo a passo do processo de impermeabilização.

por que impermeabilizar sua caixa de água antes

Imagem 1 – Caixa d’água sem impermeabilização

Identifica-se, nesta fase (imagem 1), as trincas, fissuras e vazamentos que ocorreram com o tempo.

Para impermeabilizá-la, o que a Conservadora Cometa faz exatamente?

  1. Para começar, fazemos o esgotamento total da água que está dentro da caixa, por um processo chamado de sucção ou moto-bomba. Esse processo é feito com uma caixa por vez, para não faltar e economizar água no local;
  2. Depois, uma limpeza rigorosa da estrutura é feita, para remoção de quaisquer elementos soltos, restos betuminosos, tinta, etc.;
    por que impermeabilizar sua caixa de água durante 01

    Imagem 2 – Processo de picotação

  3. Picotação das áreas afetadas (imagem 2);
  4. Nessa fase, detectamos se há ninhos e falhas de concretagem e retiramos o agregado solto das ferragens com efeito estrutural (amarração de formas) ou reparos. Isso protege as barras contra novas corrosões pela carbonatação, cloretos ou outros agentes agressivos. Depois, recompomos o concreto (imagem 3);
    por que impermeabilizar sua caixa de água durante 02

    imagem 3 – Recomposição do concreto

5. Por fim, fazemos a restauração das fendas, rachaduras e aberturas de canaleta em forma de “U” ou de acordo com a necessidade, ao longo das fissuras ao redor de tubulações que transpassem o concreto. Esse é o momento de recompor os mesmos com impermeabilizantes específicos para cada caso, aplicar o revestimento com cimento polimérico e uma emulsão adesiva à base de acrílico de ótima aderência, que tem excepcional resistência mecânica.

por que impermeabilizar sua caixa de água depois

imagem 4 – Caixa de alvenaria com impermeabilização finalizada

Impermeabilizar a sua caixa d’água deve ser um processo feito junto a outros procedimentos de cuidados e conservação do reservatório.

Para saber mais sobre impermeabilização, você pode clicar aqui, bem como a manutenção de limpeza de caixas de água.

Sem comentários

Adicione uma Resposta

× SOLICITE UM ORÇAMENTO