10 jul Limpeza de caixa d’água de alvenaria

A importância da limpeza de caixa d’água de alvenaria

A limpeza de caixa d’água de alvenaria em uma residência, indústria ou comércio é fundamental, pois garante o abastecimento de água potável. Para que a água presente seja ideal para o consumo é necessário que a caixa receba limpezas periódicas, de seis em seis meses.

A falta da higienização do reservatório pode ocasionar desde entupimentos devido à sujeira acumulada na parte inferior da caixa até o surgimento de algas. As algas liberam toxinas nocivas à saúde e doenças como hepatite A, diarréias, leptospirose. Além disso, caso a caixa esteja destampada pode servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Para uma eficaz higienização, as paredes e o fundo da caixa são lavados com escovas de nylon de cerdas macias, para não afetar a proteção interna. Essa proteção interna das caixas d’água e também de reservatórios é denominada impermeabilização de caixa d’água e reservatório.

A caixa é esfregada completamente, retirando a água suja através de bombas submersas conectadas a mangueiras. Além disso, toda lama, lodo e demais impurezas são retirados. Depois de limpa e seca, a caixa é novamente enxaguada com água limpa promovendo uma melhor eficácia no resultado final. Em seguida é usado clorin, um poderoso potabilizador da água, a base de cloro de origem orgânica, cujo princípio ativo é o Dicloro-S-Triazinetione de sódio. Elaborado para tratamento de água para consumo humano, ele elimina os microorganismos causadores das doenças de veiculação hídrica. Além disso, possui um poder germicida de 80 a 300 vezes superior aos tipos de cloro.

 

limpeza de caixa d'água de alvenaria antes

Antes

 

limpeza caixa alvenaria depois

Depois

 

1Comentário

Adicione uma Resposta