27 dez Mantas Asfálticas podem causar câncer?

A manta asfáltica é um dos principais métodos de impermeabilizacao utilizados em nosso país. É um sistema flexível, industrializado e pré fabricado para evitar o contato da água com as estruturas de alvenaria . As mantas asfálticas são largamente utilizadas na construção civil, aplicadas principalmente na impermeabilização de lajes, pisos, caixas d’água e reservatórios. Trata-se de materiais betuminosos, ou seja, obtidos a partir do refino do petróleo. Além disso as mantas contam com a adição de hidrocarbonetos como o HAP (Hidrocarbonetos Aromáticos Policíclicos).

Quando as mantas de caixas d’água envelhecem, elas tendem a se desintegrar liberando partículas na água a ser consumida. Segundo a Organização Mundial da Saúde, os HAP’s contidos nessas partículas são tóxicos e o consumo dessa água pode acarretar diversas complicações de saúde como irritações na pele, nariz e garganta. Além disso, o benzopireno se manifesta fortemente na toxicologia humana, podendo entrar em contato com o organismo por inalação e pelo contato com a pele. Quando ocorre este contato pode ocasionar diversos problemas de saúde como câncer de pulmão, brônquios, pele e bexiga.

Apesar das mantas asfálticas serem satisfatórias na impermeabilização, torna-se inviável o uso quando em contato direto com água. Portanto, é indispensável o uso de impermeabilizantes alternativos que garantam uma melhor blindagem das estruturas de concreto, além de não denigrirem a saúde dos usuários. É imprescindível que haja também um acompanhamento de laboratórios especializados para análises da água, a fim de aferir a qualidade da mesma e a presença de partículas tóxicas.

Caixa d’água com mantas asfálticas – Impermeabilização sob a manta asfáltica

Caixa d'água com mantas asfálticas Mantas Asfálticas

Caixa d’água com mantas asfálticas

Mantas Asfálticas

Caixa d’água de manta asfáltica antes da reforma

Mantas Asfálticas

Impermeabilização sob a manta asfáltica

Os dados informados foram retirados do artigo científico sobre os perigos oferecidos pelos derivados de petróleo.

Fonte: Riscos para a saúde de trabalhadores de pavimentação de ruas: as emissões tóxicas do asfalto

Sem comentários

Adicione uma Resposta

× SOLICITE UM ORÇAMENTO