13 dez Confira os problemas de descartar óleo de cozinha na pia

O que você faz com o óleo de cozinha usado de sua casa? Se você está jogando tudo na pia da cozinha, saiba que os prejuízos podem ser irreparáveis.

Mas então, o que fazer com ele? Confira a seguir os riscos de descartar óleo de cozinha na pia e dicas sobre o que fazer com o óleo usado.

Problemas de descartar óleo de cozinha na pia

Contaminação das águas e do solo

Quando jogado diretamente no ralo da pia, o óleo vai para o esgoto e pode contaminar córregos, riachos, rios, mar e o solo.

E, cada litro de óleo despejado no esgoto tem capacidade para poluir cerca de um milhão de litros de água. Os dados são da coluna de Sustentabilidade da Carta Capital. Essa quantia é equivalente ao consumo de uma pessoa em 14 anos de vida.

Causa desequilíbrio ecológico

O óleo possui densidade menor que água, por isso fica na superfície e dificulta a entrada de luz e as trocas gasosas entre a atmosfera e a água.

Por isso, ele acaba interferindo no crescimento vegetal resultando em desequilíbrio ecológico.

Danifica o encanamento e entope a rede de esgoto

Além dos problemas para o meio ambiente, jogar óleo na pia da cozinha, pode gerar grandes prejuízos para o seu bolso.

A explicação é que, com o tempo ele vai se acumulando no encanamento formando placas de gordura que danificam as tubulações e retém resíduos. Daí ele pode  entupir a caixa de gordura, a rede de esgoto e impedir o fluxo de água. Isso tudo acaba atraindo insetos, roedores, baratas, causando mal cheiro e muita dor de cabeça.

Ajude a preservar o Meio Ambiente. Recicle.

O que fazer com o óleo de cozinha usado

O ideal é armazenar as sobras de óleo e encaminhar para a reciclagem. Algumas ONGs e empresas recolhem óleo usado para fazer sabão, detergente, shampoo ou até biodiesel. Você pode armazenar em garrafas pet e levar até os postos de coleta. Porém, se preferir também pode fazer seu próprio sabão ou usar para acender a churrasqueira.

Outra atitude que pode fazer muita diferença é incentivar seus conhecidos a fazer a mesma coisa. O importante é nunca descartar na pia ou no lixo, assim fica mais fácil minimizar os problemas causados ao meio ambiente e evitar prejuízos financeiros.

Se mesmo tomando todos os cuidados possíveis com o óleo usado, você tiver algum problema com o encanamento de sua pia, na caixa de gordura ou na rede de esgoto, o ideal é contratar uma empresa especializada para resolver.

Só na Conservadora Cometa você encontra profissionais qualificados e preparados para prestar toda a assistência cabível com qualidade no serviço. A empresa busca sempre obter a satisfação, conforto e bem-estar dos clientes de forma sustentável.

Gostou das informações? Então continue em nosso blog e leia também: LIMPAR CAIXAS DE GORDURA. QUEM PODE E COMO FAZER?

Sem comentários

Adicione uma Resposta

× SOLICITE UM ORÇAMENTO